Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Gravidez e salto alto

Estamos em um tempo onde as mulheres não abandonam o salto alto jamais. Eu mesma estou usando um saltinho de 5cm agorinha mesmo. Olha aí:


Acredito que a maioria pense que o maior mal que o salto pode oferecer é ocasionar varizes. Então, se você não tem varizes, pode usar a vontade! Não é bem assim. O uso constante do salto pode sim prejudicar o retorno venoso e com o tempo, aumentar a probabilidade de varizes, e isso não acontece só com grávidas. Com as grávidas essa possibilidade aumenta porque a grávida tem um volume sanguíneo muito maior do que tem quando não estava grávida. O sangue da mulher pode aumentar em média 1,5 litros (!) durante a gravidez. E grande parte desse processo ocorre no primeiro trimestre quando a gente ainda não sente as malditas varizes. OK. Se eu não tenho isso, posso usar salto. Aí é que tá: não deve. Mesmo com isso, o salto ainda deve ser evitado. E a grande razão é um hormônio chamado relaxina, que provoca um amolecimento das articulações e das suas cápsulas articulares, facilitando que a estrutura óssea da mulher tenha flexibilidade para se rearrumar para as modificações físicas da gravidez e, principalmente, para o parto. Só que esse hormênio afeta as articulações dos tornozelos também, e o salto causa uma certa instabilidade, que faz com que a mulher recorra mais à estabilidade articular e muscular para se equilibrar. Se ela falha, rola um entorse ou pior: uma queda, que pode levar ao descolamento da placenta, parto prematuro e... a gente já sabe, né? Então, mesmo que a gente não tenha varizes e não sinta nada, o salto ainda é vilão; quando você menos esperar: tóim! Aconteceu. Mas não é só! No final da gravidez o centro de gravidade da mulher muda, sua postura idem e o salto pode fazer um mal para a coluna incrível, aumentando a lordose e a possibilidade de lombalgia, que já acontece naturalmente.
Bem, um saltinho bem estável e baixinho de vez em quando não mata, e faz a gente se sentir sexy de vez em quando no meio de tanta mudança assustadora no nosso corpo, mas sejamos sensatas e respeitemos nossa fisiologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você quer deixar registrada sua visita! Pode falar!