Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Recomendações da Organização Mundial da Saúde no atendimento ao parto normal

Muito se fala sobre as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o parto normal e como elas são desavergonhadamente desrespeitadas aqui no Brasil no meio dos defensores do parto natural. Entretanto, muitos ainda vivem no limbo da ignorância, acreditando no discurso médico que desrespeita um órgão soberano a eles como a OMS sem nenhum pudor.

Vou elucidar com alguns exemplos: a OMS diz que apenas 15% dos partos devem ter indicação de cesárea por complicações ou risco. No Brasil, esse número tem chegado a mais de 80% na rede privada e a 40% na rede pública. O que acontece é que os médicos indicam a cesárea eletivamente, quando não, dão uma desculpa esfarrapada para se levar a mulher para a mesa de cirurgia, que quase sempre não seriam indicações de cesárea, como circulares de cordão umbilical, pouco líquido, placenta envelhecida... Segundo a OMS, a cesárea eletiva aumenta o risco do parto e a taxa de mortalidade materna e fetal. Estas e muitas outras recomendações são desrespeitadas, como é o caso das recomendações quanto à episiotomia, enema/lavagem intestinal, tricotomia, jejum, infusão intravenosa que nos são feitos eletivamente sem que haja uma razão, contra o que reza a OMS.

Saiba disso, e procure saber mais. Você pode conhecer as Recomendações da Organização Mundial da Saúde no atendimento ao parto normal AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você quer deixar registrada sua visita! Pode falar!