Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Quem disse que a tecnologia é inimiga?

Bem sabemos que toda nossa discussão a favor da humanização do parto dá a entender que a tecnologia contribuiu muito mais para nos afastar de um parto saudável e extático (sim, de êxtase), mas a verdade é que se olharmos para a tecnologia com olhos de aliada, nos utilizando dela quando ela for necessária, isso sim pode ser um avanço. Salvar vidas quando elas estão em perigo é um avanço. Deixar de parir como a natureza nos deu o dom de parir, num ambiente calmo e sereno, sob o carinho e acolhida da família, para parir em um ambiente cheio de "máquinas que fazem bing!", sem saber direito o que está acontecendo submetendo nosso corpo e de nosso bebê assustado a uma série de procedimentos nada necessários sob protocolos que não lhe servem é que, pra mim, é um retrocesso.

Mas existem aquelas tecnologias desnecessárias, mas que podem ajudar um bocado sem fazer mal. Foi o caso do programinha que me ajudou a engravidar, chamado Menstruation and Ovulation Pro, que baixei pro Blackberry. Não foi de graça, e é TOTALMENTE desnecessário, pois ele funciona como uma tabelinha que calcula seu período fértil pra você, e isso, quem quiser, pode fazer sozinha com ajuda de lápis e papel e umas continhas matemáticas, mas me ajudou a rastrear meu ciclo e saber exatamente o dia em que eu engravidei. Ele foi feito mais pra quem quer evitar a gravidez, mas no meu caso funcionou pro contrário. E além disso, você pode fazer anotações nos dias, podendo anotar os dias das relações, e assim, depois saber quando concebeu. Interessante, não? Não interfere no processo, mas me permitiu acompanhar o andamento das coisas, assim, eu soube que estava grávida com 3 semaninhas só!

Então, povo, vamos usar a tecnologia em nosso favor, e não sermos usados em favor da tecnologia. Ficadica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você quer deixar registrada sua visita! Pode falar!