Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A natureza sempre fala

Tenho experimentado uma sensação curiosa de que a natureza sempre fala mais alto na mulher, principalmente num momento de praparação para uma passagem importante da vida que é ser mãe. A gente vive num país onde a cultura nos ensina que a cesária é melhor, mais segura, menos dolorosa, e com menos risco. Não é verdade, quem se informa e vai contra a correnteza sabe que a cesárea precisa ter uma indicação, que é uma cirurgia de grande porte que oferece riscos sim e deve ser uma alternativa muito bem vinda no caso de uma complicação no decorrer do parto, mas a maioria continua acreditando no que os médicos falam, mesmo quando estes vão contra a orientação da Organização Mundial de Saúde e à favor de suas agendas e bolsos. Não é culpa delas. E, mesmo tendo minhas convicções, também não é meu papel ficar "catequisando" ninguém. Mas quando me perguntam como pretendo ter meu/minha filh@, respondo com toda naturalidade: de parto natural e em casa. Deve ter algo no modo sereno e feliz com que transmito essa minha escolha pois o que causa é realmente curioso. De pronto, todos se assustam, e fazem mil perguntas. Normal. Tem aqueles que nem perguntam, vão logo me falando da besteira que eu estou fazendo e me botando terror. Mantenho a calma e em alguns casos, explico que não estou maluca, que minha opção é segura, que estou próxima à Perinatal, que estou acompanhada de um ótimo profissional que apóia minhas decisões e desminto alguns mitos que me alegam, em outros casos, apenas deixo falarem e depois sair pelo outro ouvido. Entretanto, me surpreendo quando essa conversa é com outra gestante que já está com sua cesárea marcadinha. De forma alguma eu falo que ela não deveria fazer cesárea e o quanto uma cesárea eletiva pode ser ruim, nunca! O que eu mais quero é contribuir para a tranquilidade da futura mamãe com suas escolhas, para que isso reflita em seu parto. Mas se elas me perguntam sobre como pretendo ter meu bebê e eu respondo, geralmente elas fazem mil perguntas interessadas, acham o máximo e mesmo dizendo que eu sou "muito corajosa" e que "elas jamais aguentariam", no final sempre me pedem telefone de médico, do grupo de gestantes que frequento, sites que indico e eu tenho a impressão de que sempre saem com vontade de viver o seu parto mais próximo de como a natureza lhes deu ferramentas para fazê-lo. Curto essa sensação. Me faz ter a impressão de que cada mulher ainda reserva dentro de si a sensação de sacralidade dessa condição de criadora que nos equipara à Deusa. Lindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você quer deixar registrada sua visita! Pode falar!