Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Comunicando a eliminação/Fraldas ecológicas

Desde antes de decidirmos tentar engravidar, Derick (meu marido) e eu já haviamos combinado o uso das fraldas ecológicas em detrimento às fraldas descartáveis. Estima-se que cada pessoa que opta pelo que nós estamos optando deixe de jogar no meio ambiente cerca de  6000 fraldas descartáveis que demoram até 450 anos para se deteriorar. Se assustou? Imagine essa quantia multiplicada pela quantidades de bebê do mundo há tantos anos quanto existem fraldas descartáveis... Hediondo, chega a ser um crime contra a natureza.
Essa semana encomendei nossas primeiras 10 fraldas no site Babyslings do modelo tradicional AIO (do inglês "all in one" ou "tudo em um"). Vamos ver de curtimos. Como ainda está bem cedinho, tem como a gente ir comprando umas, depois outras... e não pesar. No encontro Ishtar vimos vários bebês ecológicos com suas fraldinhas de pano. AMAMOS! Perguntei pra uma mãe sobre a fraldinha que ela recomendava e, apesar do bebê dela estar usando uma Fralda Bonita (essa que vende na Babyslings), ela recomendou também a Fralda Madrinha. Além do nome ser maneiríssimo, me apaixonei pelos artigos no site. E mais ainda quando li que a coordenadora do blog/loja mesmo fazendo e vendendo fraldas, é adepta da comunicação da eliminação (elimination comunication), uma técnica que utilizdaa para dispensar o uso da fralda, educando o bebê e a mãe, mesmo nos primeiros meses de vida deste, a estabelecer uma comunicação visando comunicar/entender quando o bebê precisa eliminar suas fezes e xixi para que a mãe o atenda prontamente e o leve para fazê-lo no lugar correto ao invés de na fralda. Claro que o bebê faz muito cocô e xixi na fralda e/ou no chão/calcinha/cueca pelo menos nos 2 primeiros anos, mas dizem que o uso da fralda se reduz drasticamente e a comunicação que se estabelece entre os pais e a criança é uma coisa muito gratificante, pois para que isso aconteça, é preciso prestar muita atenção em seu filho e o entender, decifrar. Basicamente a técnica consiste nos pais prestarem muita atenção na rotina de eliminação do bebê e seus trejeitos quando está eliminando, sons, movimentos, expressões para que o quanto antes você possa se antecipar, vocalizando algo quando ele está a eliminar, como por exemplo a palavra "cocô!", "xixi!" ou um som de água caindo para que o bebê associe aquilo à sua vocalização. Futuramente ele não só dirá a você quando quer ir ao banheiro, mas você também poderá dizer a ele quando deve tentar eliminar, como por exemplo na parada de uma viagem, antes de dormir para ter uma noite sequinha ou antes de sair de casa para um passeio. Interessante, não? Eu já conhecia, mas fiquei mais afim de pesquisar. Então, ficadica pras mamães.

2 comentários:

  1. Que lindo, amiga ! Muito legal sua consciencia com o meio ambiente... ! E bebe gasta muita fralda pp no inicio. Se vc tiver mesmo condicao de manter o uso da fralda ecologica está super apoiada !

    Ah, e mais uma coisa... AMEI o nome do seu blog... está perfeito !

    Bjssss mil

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana.
    Adorei teu blog!

    Fiz um post no meu que tem tudo a ver com mulheres que pensam ecologicamente e gostaria de compartilhar contigo. Dá uma passadinha pra olhar.

    beijos

    http://partocomamor.blogspot.com/2011/05/coletor-menstrual.html

    ResponderExcluir

Que bom que você quer deixar registrada sua visita! Pode falar!